Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ZOLANE MAHOLA


ZOLANE MAHOLA

Estacios Valoi

Não foi a vossa primeira e nem a ultima vez em solo Moçambicano, mas primeira num festival daquele género ‘ jazz’ , o qual se pretende que venha estar no ranking dos dez mais a nivel mundial num espaço de cinco anos. Qual é a vossa expectativa? Que vislumbra de novo pelo horizonte para publico que vos espera?

Zolane Mahola-Já me falas do horizonte e vem mesmo a calhar. Estou nesta noite sentada de olhos fitos para céu cheio de estrelas enquanto penso. Ia, horizonte o outro lado de lado. foi a nossa primeira vez num evento daqueles patrocinado pela Mcell, mas referir que mentalmente já nos encontravamos em Maputo a espera do dia ´D´.
É sempre bom actuar em Moçambique, nossa segunda casa, lembro dos momentos fantásticos durante a nossa ultima estadia.
Podemos transbordar como oceano ao encontro do mundo que presenciou o nosso concerto.

Transbordar do oceano! Não estavam a pensar em provocar um ´TSUNAME´ quando escalaram Maputo Moçambique?
Zolane Mahola-´Risos´
Evidentemente que não, mas como sempre esperamos uma nova e diferente aparição perante o publico, cada evento e impar, e aquele ainda mais considerando que foi o preludio de uma nova fase no cenário musical ´cultural´ moçambicano.

Quando ‘e que comecas a cantar com Freshlyground?Comecei a cantar com Freshlygroung em 2002, quando estou no palco adoro balancar de um lado para o outro, sempre que encontro nele celebro mais um aniversario de vida, renascer . para nao falar dos nervos a flor da pele que me forticam sempre que encaro aquela moldura humana.

De que pote bebas a tu inspiracao?
Zolane Mahola- A vida, as pessoas, as circunstancias e os momentos que esta nos oferece.

Uma das bandas jovem bem sucedida não só na Africa do Sul mas também em outros quadrantes a nível mundial. Como foi a vossa ultima tournée pela Europa?
Foi excepcional, contando que algum publico já conhecia o nosso reportório. Estivemos pela Inglaterra, Dinamarca, Espanha, enfim o resultado foi fantástico com os concertos repletos de gente, o que significa um reconhecimento relativamente ao nosso trabalho.

Quem ‘e Zolane Mahola-Sou uma rapariga como outras que gosta de se sentar comer peixe uma boa conversa com amigos e uma garafa de vinho no meio.

Em que pé esta a vossa integração neste mundo da musica feita de vários embrólios?
Zolane Mahola-Nada é assim tão fácil como parece. São concertos seguidos, correrias para cima para baixo palco, estrada e as vezes não há tempo para outras coisas, em fim um turbilhão. Quanto a nossa integração na Africa do Sul, é algo que vai se fazendo paulatinamente ,claro que a ferro e fogo na continua conquista do nosso espaço. vem se concretizando nesta procura permanente de fazer mais e melhor.

Aquando da vossa estadia em Maputo em 2006, que mais vos marcou?
Zolane Mahola-Muita coisa, para não mencionar que temos um elemento Moçambicano na nossa banda que é o Julinho de quem em vários momentos tragamos algo sobre o País. Mas mais do que nunca foi o calor com que fomos acolhidos, mais calor das pessoas, a curiosidade em saber mais sobre a banda e os jornalistas que sempre andaram por perto em esta e aquela entrevista. Infelizmente não pude ficar mais tempo de forma a explorar mais os ritmos locais, a gastronomia, as artes plásticas e por ai em diante.

O vosso numero de álbuns produzidos vai de vento em popa. Quantos álbuns Freshlyground têm neste momento, qual é o vosso preferido e qual tem sido o vosso progresso?
Continuamos a trabalhar e neste momento temos seis álbuns. Seria difícil dizer qual é o nosso preferido, quando uma mãe tem dez filhos, estes são todos queridos apesar de deixar mais mimos e atenção para o ultimo filho o ´bebe´ da casa, então são todos preferidos e sempre postos em berço, balançando, acarinhando os.

E o convite que vos foi feito para actuarem em primeira mão no evento sobre a copa mundial de futebol realizado ai na Africa do sul ano passado em Johannesburg no que concerne ao sorteio da serie das equipas que vão participar no evento, cujo o mesmo foi difundido em directo por algumas estacões televisivas e outros medias a nível mundial?
Não era de esperar esperando, enquanto trabalharmos arduamente transformamos os nossos sonhos em realidade. De facto uma surpresa, mas principalmente o reconhecimento pelo contributo que temos dado na arena musical, não só pela Africa do sul mas pelo mundo levando alto o nome deste pais e não só, mas também o de Moçambique afinal de contas temos uma veia ´Julinho´ Moçambicana nesta convergência de ritmos que fazemos ´future´

Naquele festival tendo a mCell, a Rádio 9SFM e outros associados como os produtores do festival internacional de Cape Town a espAfrika qual é a tua opinião?
É de louvar a iniciativa destes, a companhia de telefonia móvel que vem abraçando a área cultural na medida do possível em Moçambique, claro sem deixar de lado os outros parceiros que juntos formam este conjunto que fazem com que coisas desta natureza aconteçam em prol da cultura.

O que pensam em levar a proxima vez que cruzarem fronteira para aquela zona do indico?
Zolane Mahola-O melhor dos freslyground que esse povo merece.

Os teus medos, dos teus fantasmas, dos teus eus. Onde e que escondes?
Zolane Mahola-Tenho medo quando me comporto como idiota, como quem nada sabe sobre a sua pessoa e outros e quando nao posso controlar as minhas emocoes.
Os dias sao todos importantes, e’ conhecido destino desconhecido em que todos os momentos, dias fazem parte de n’os .

Sem comentários:

Enviar um comentário