segunda-feira, 9 de novembro de 2009

LOADING ZONE


LOADING ZONE
Estacios Valoi
27/02/09

Esta se em contagem decrescente rumo a 10 edição do Festival Internacional de Jazz Cape Town a realizar se Abril próximo na Africa do Sul.
Dentre as estrelas que vão desfilar nesta edição encontram se os Loading Zone e outros mais de renome na arena musical a nível mundial.

O agrupamento musical na vertente do Jazz foi fundada em 1989 fase em que serviu de suporte para a diva da musica popular sul-africana já falecida Brenda Fasse. As sua primeiras actuações no prestigioso Clube de Jazz Kippe ‘s ‘ o berço cultural em Johannesburgo onde curiosamente Selaiolo Selota assim como outros também começaram tem alguma raízes de casa Moçambique.

Na sua trajectória entre os vários palcos no mundo da música puderam tocar com ‘Mama África’ Miriam Makeba que já não se encontra entre no fisicamente mas sim o seu legado, também fizeram parte da história desta banda nomes como Chico Twala, o saxofonista Mike Makgalema, Papa Wemba, Allau, Judith Sephuma e Jimmy Dludlu anteriormente membros dos Laoding Zone.

Esta não será a primeira vez que o agrupamento estara presente no evento.

Segundo John Hassane em conversa exclusiva disse que esta será mais uma dentre as varias ocasiões em que lá puderam estar. Mais do que nunca será um momento único, afinal de contas os dias são diferentes e assim, a viagem não será a mesma, mas uma cada vez mais melhor que a outra.


Mas este não e o único festival por onde estas estrelas andaram e vão passeando, deliciando aos seus fans e curiosos com o seu estilo peculiar.

Enquanto as afinações vão se fazendo sentir a caminho do Cape, Loading Zone espera transformar o sonho dos que lá estiverem presente e não só em realidade.

A ‘semelhanca’ do festival internacional de Jazz Cape Town onde se esperam cerca de 35 mil pessoas durante os dois dias 3 e 4 de Abril, também fizeram parte do festival as artes vivem The Arts alive’ o Festival Joy of Jazz, o festival de Artes Grahamstown, Jazz on the Rocks, Jazz no the Arbour e Norte Sea Jazz festival todos estes anuais.

Loading Zone que em algumas ocasioes esteve entre nos para não dizer aquela raiz no seio da banda, a sua versatilidade abanando corpos pelos palcos por onde tem passado no continente incluindo Zimbabwe Uganda e outros mais.

Outros mais estarão presentes no evento, como o caso do Dave Liebaman, Al foster, New yorque Voices, o Quarteto Maurice Gawronsky, Jonathan Rubain e outros mais como o Moçambicano Stewart Sukuma pela primeira vez convidado a estar presente num dos cinco palcos projectados para o evento, Napalma, 340mil, Mc Coy Mrubata e Special Friends, Gold Fish, Carlo Mombelim e Prisoner of Strange, Cape Town Jazz Orquestra, Abegali Kubela, Incognito-Uk, Jonathan Buhter e Dave Koz Collaboration, Kyle Shepherd, Mike Del Ferro e Sibongile Khumalo, Sahanon Monday, Dr Philip, Robert Glasper e The RCDC experiment,Ndumiso Nyovane, Shakatak-UK, South Spaw, Mosh Def,Siphokazi, The Stylistic, Zap Mama, Napalma, e outros.

Jonh Hassan disse que presentemente a Banda para a qual faz parte, esta a preparar o seu terceiro disco ‘CD’. Quanto a sua participação no festival de Jazz Moçambique a realizar se na província de Maputo, cidade da Matola a banda congratula os organizadores deste, contudo ainda sem saber se estará aqui em Maputo nos dias 11 e 12 de Abril próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário