Páginas

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

DIANNE REEVES



Dianne Reeves surpreende na sua aparição em mais um concerto livre no Festival Internacional de Jazz Cape Town.
01/04/09
Estacios Valoi

Reeves vai se associar as a este grupo de estrelas Incognito; Jonathan Rubain; Kyle Eastwood Band; Loading Zone; Maceo Parker; Maurice Gawronsky feat. Feya Faku; New York Voices; Peter White; Ringo Madlingozi; Rus Nerwich’s collective imagination; The Stylistics; Zap Mama; Jonathan Butler with special guest Dave Koz; Dr. Malombo Philip Tabane, “Opera Meets Jazz” Mike Del Ferro, Sibongile Khumalo, and Shannon Mowday; Abigail Kubeka, Cape Town Jazz Orchestra, McCoy Mrubata and Special Friends and Mos Def feat The Robert Glasper Experiment. 340ml; Carlo Mombelli & The Prisoners of Strange; Goldfish; Kyle Shepherd Quartet; Magic Malik Orchestra Napalma; Ndumiso Nyovane; Pete Philly & Perquisite; The Robert Glasper Experiment; Shakatak; Siphokazi; South Paw; Stewart Sekuma; Al Foster Quartet; Arturo Lledo; Dave Liebman Quartet; Dianne Reeves; Emily Bruce; Freshlyground; Hugh Masekela.
Em todas as edições o Festival de Cape Town nunca se esqueceram de proporcionar as suas comunidades menos favorecidas e os que preferem ´curtir´ o espectáculo ao ar livre acesso aos principais concertos dando lhes a honra de poderem ver as estrelas nestes desfilam através de concertos ao ar livrem mahala’.
A vocalista Norte Americana estará hoje a noite no palco no pré lançamento do festival para um concerto livre em prol da comunidade, organizado pelo Cape Town Internacional Jazz Festival, o distrito de desenvolvimento Central de Cape Town (CCID) e a associação de Cape town.
Os concertos livres comunitários são organizados antecedendo o festival para as pessoas de Cape town que não possam pagar os principais concertos ou que olham para os concertos abertos ao ar livre não vedado como mais calorosos durante os dois dias de loucura.
Segundo a organização na celebração dos 10 anos da sua existência ‘ Cape Town Internacional Jazz Festival na poderia existir outra forma de honrar e agradecer a cidade de Cabo alem de proporcionar a comunidade com a presença de Dianne Reeves para o Concerto Livre Comunitário deste ano. Com o seu toque de classe e exuberante voz, a aparição de Reeves hoje quarta-feira no coração da cidade na praça Greenmarket será especial disse o director da produção do festival Billy Domingos quando falava sobre a escolha de Dianne Reeves para o concerto livre comunitário.
Dianne Reeves a primeira vocalista feminina actual do jazz no mundo vem a cape town sobre uma crista de sucessos na sua carreira musical.
A cantora que cresceu em Denver e a única cantora a vencer o Grammy Awards na categoria de melhor actuação jazzista três anos consecutivos. Ela arecadou o premio em 2000 com ‘In the Moment ‘
2001 the calling: Celebrando Sarah Vughan e em 2003 com ‘A Litlle Moolight’. Como se isto não fosse o suficiente a mulher de 52 anos arrecadou o seu quarto premio como melhor vocalista jazz em 2006 com a banda sonora no filme de George Clooney Good Night e Goog Luck.
Conhecida pela sus impecável parafraseamento a seu belo prazer Reeves tem a habilidade de sussurrar uma balada para os ouvidos dos espectadores simultaneamente capaz de rodopiar e alcançar o tom maior com a sua voz. A elegancia com a qual trata as suas líricas deixa a audiência estupefacta. Como líder da banda, Reeves também tem congrega métodos que permitem com que os outros explorem a música. São aptidões adquiridas ao longo de muitos anos como cantora profissional.
Nascida numa família de músicos, Reeves começou a cantar na escola. Foi enquanto tocava com a sua banda escolar que Reeves encontrou o trompetista Clark Terry o qual a encurajou a estudar Jazz na Universidade de Colorado. Depois da Universidade, a cantora que deu ´asas´ a sua carreira através da sua voz engrenou numa fase de cantora a tempo inteiro começando por tocar com nomes como o saxofonista Stanley Turrentine e o pianista Billy Child. Reeves atribui a sua versatilidade musical devido ao seu trabalho com vários grupos como Caldera— Banda liderada por Eduardo del Barrio, Sergio Mendes e a banda do Hanrry Belafonte. Mas a o auge da sua carreira foi alcançado em 1987 quando assinou um contrato com a gravadora Blue Note, companhia com a qual permanece ate hoje.
Reeves tem um novo álbum intitulado ´When You Know’. Ouvindo este deixa nos sem margem de duvida acerca das habilidades da cantora de cavar o que ‘e obvio. De traçar vários caminhos do amor levando musicas como as do Temptations ‘ Just My Imagination’ Minnie Ripperton de 1975 e ‘Cy Coleman/Peggy Lee o clássico ‘ I’m in love Again ‘. A sua interpretação trás o brilho e grandeza destas velhas glorias
Na sua companhia nesta noite de quarta-feira vão actuar as bandas jazz baseadas no suburbio de Cape Town como ‘ Incredibles; Nomfusi, O vencedor do premio de melhor vocalista e compositor de Cape Town Claire Philipe, o musico holandês de hip-hop Pete Philly e Perquisite, e a banda americana de Filadélfia ‘The stlylistics.
E como recentemente a cantora brasileira Adriana Calcanhoto realizou um concerto assim como o lançamento do seu primeiro e ultimo segundo ela, livro este intitulado ´Saga Lusa´, na altura disse a na forma afirmativa interrogativa ´Adriana cantas livro e escreves música e ela disse. ´Bem vai utilizar a expressão onde não disse. Infelizmente não me foi possível fazer o mesmo em outras palavras com Dianne Reeves porque ela disse me ´Hi Estacio não me ´abanes as orelhas que estou a correr para o concerto mas a tua entrevista comigo esta agendada.
Ate lá´, vou esperando de pé, melhor ainda vou dançando o 7de Abril com a Maria helena Pinto. Afinal de contas tem boas pernas.

Sem comentários:

Enviar um comentário