Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Morte do general Gruveta “Cavalo de batalha” da Frelimo nas intercalares




Texto e fotos: Estacios Valoi
04/10/09
O partido Frelimo apresentou esta semana o seu candidato a concorrer pelo Município de Quelimane no próximo pleito eleitoral intercalar a decorrer a 7 de Dezembro próximo nos municípios de Quelimane, Cuamba e Pemba.
Trata se de Lourenço Abubacar que apôs um escrutínio interno partidário sagrou se vencedor deixando para trás o seu oponente na primeira volta José Carlos Cunha apôs um empate de 29 votos. Já na segunda volta Abubacar venceu com 30 votos, 51.7% contra 29, 41.3% de Cunha
“Vinguemos a morte do camarada Gruveta com a vitória nas intercalares”
Abubacar, ciente dos desafios que o esperam no município de Quelimane, a união necessária no seio do seu partido, disse estar pronto para servir os munícipes de Quelimane e apelou para que as diferenças sejam postas de lado.
“Quero agradecer o voto de confiança depositado em mim, pois tenho a consciência da responsabilidade, de desafios e glorias a partilharmos, mas sei que as grandes roturas e reformas não são obras de um homem só. Lourenço abubacar, estou para vós, estou para servir os munícipes da Cidade de Quelimane. Estou a vossa disposição, respeito a opinião, a crítica, a sugestão e apoio de cada um e de todos.
Convidando a todos os membros do comité da cidade a união, dispamos as diferenças e enfrentemos o inimigo comum para alcançarmos um objectivo comum, a victória nas eleições intercalares de 7 de Dezembro. Manifestar a minha admiração, respeito e consideração pelo camarada Pio Augusto Matos. Gostaria também de contar com a assessoria do camarada Pio Matos para continuarmos a desenvolver a nossa autarquia e a nossa vitória nas próximas eleições de 7 de Dezembro.
Por sua vez o candidato José Carlos da Cunha, o vencido no processo de votação, num ambiente pomposo, saiu satisfeito com a segunda posição e segundo ele sem mágoas.
Agradecer a todos os camaradas que tinham apostado em mim para concorrer ao cargo de presidente do conselho municipal da cidade de Quelimane e, dizer que este é um processo, e em processos democráticos há sempre um que vence. Quando fui proposto sabia que não era o único candidato a candidato.
Fiquei satisfeito quando de facto tomei conhecimento que da lista final que ia ser submetida a comissão política, fazia parte, penso que em parte isto, reflectiu um crescimento da minha parte e a confiança que mereci dos meus camaradas. Deixar claro que não guardo mágoas ao camarada Lourenço. Estou de mãos abertas para prestar apoio ao meu partido e aos camaradas em tudo quanto for necessário.
Abubacar, suplente nas ultimas eleições autárquicas em Quelimane, em que mais uma vez Pio Matos sagrara se vencedor, teve que ser eleito num processo de votação, facto que segundo algumas fontes, “o processo de votação engendrado pelo Partido, era desnecessário isto a esteira da posição que Abubacar ocupou nas ultimas eleições. é um empresário de nome, mas falta lhe retórica, não gira”
Por sua vez a chefe da brigada central do partido Frelimo Verónica Macamo enfatizou que em nome do falecido general na reserva Gruveta Massamba todos devem dar o melhor pelo município de Quelimane e continuar nas mãos a Frelimo.
“Por ti choramos. Primeiro o sacrifício e por fim o benefício. Temos capacidade, experiencia, nos falta inteligência para planificar, trabalhar de forma a ganhar as próximas eleições autárquicas. Ciente do legado que o nosso herói nacional nos deixou, o camarada Bonifácio Gruveta Massamba, Paz a sua alma. Todos nós devemos dar o melhor ao município de Quelimane e continuar nas mãos da Frelimo.
O empenho a entrega de todos os camaradas que afincadamente se empenharam para tornar este processo calmo e sem sobressaltos, nomeadamente a direcção provincial do nosso partido na Zambézia, em Quelimane, os camaradas do grupo de avanço da brigada central que eram o seu apoio para o sucesso desta sessão extraordinária do comité do partido da cidade de Quelimane”.
“O empate e o numero e votos registado entre os dois candidatos mostra inequivocamente que os dois camaradas são bons mas como estávamos a procura daquele que reunisse maior consenso, encontramo-lo, que é o camarada Lourenço Abubacar Bico.
Estamos todos preparados para a nossa vitória eleitoral no próximo mês de Dezembro. A Frelimo já tem candidato. Nos municípios onde vão ter lugar as eleições intercalares. Aqui em Quelimane vai ser usado o processo de actualização do recenseamento eleitoral e posteriormente terá lugar a campanha eleitoral”.
“A campanha eleitoral devera ser também como dissemos na abertura da nossa sessão, um momento do reforço da nossa coesão interna e da acção concertada para garantir a vitória o nosso candidato.
Depois da estrondosa victória da Frelimo nas últimas eleições gerais na província da Zambézia e das sucessivas vitórias do camarada Pio Matos nas autárquicas aqui em Quelimane não faz sentidos que deixemos em mãos alheias os destinos deste município”.
Reforço a coesão interna ou não do partido, facto é que a Frelimo já apresentou o seu candidato para Quelimane, aguardando pelos para Cuamba e Pemba.

Sem comentários:

Enviar um comentário