Páginas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Cadeia ' Cabeca de Velho'

Prisioneiros rebelam se na cadeia de máxima segurança “ Cabeça de Velho” em Manica
Texto: Estacios Valoi
14/09/11
Acima de 1500 prisioneiros rebelaram se semana ultima num dos maiores presídios do pais Cabeça de Velho em Manica-Chimoio por falta de alimentação.
Foram três dias desde quinta-feira última em que os prisioneiros permaneceram sem comida assim como impedidos de receber alimentos de seus familiares, porque a administração da Cadeia decidiu impedir a entrada destes bens sem nenhuma explicação violando deste modo aquilo que são os direitos humanos.
Segundo fontes de dentro da cadeia em contacto com a nossa reportagem disseram durante o ano corrente, naquela cadeia morreram quinze prisioneiros transferidos da província de Gaza para devido a ma alimentação.
Sábado ultimo cerca de 7 carros da Forca de Intervenção Rápida (Fir) foi mobilizada para o local para conter a onda tumultos que após a tentativa por parte dos prisioneiros de ouvirem e verem as suas preocupações solucionadas por parte de quem de direito mal paradas, tomaram o controlo da cadeia.
Mais tarde sábado ultimo, a (Fir) que tomou a instituição prisional de assalto, disparando mais de 20 tiros com recurso a balas verdadeiras e gás lacrimogéneo, o rescaldo provisório ate ao momento em que a nossa reportagem publicou esta edição, três pessoas tinham sido feridas, uma na zona o abdómen e nove reclusos algemados, espancados e transferidos a primeira esquadra local ainda sem alimentação e cobertores.
Segundo as nossas fontes anónimas fora do presidiu que se deslocaram ao local e pessoas que residem nas cercanias da estrada que da ao presidiu, em contacto permanente com a nossa reportagem confirmaram que ate por volta das 15.30 de sábado ainda era possível ouvir o soar dos mais de 20 tiros e fumaça do gás lacrimogéneo.
De fontes dentro do presidiu constatamos que a ordem para o cancelamento das refeições, tanto as normais que são fornecidas pela própria cadeia assim como a alimentação que recebem dos seus familiares veio do Director da Cadeia Francisco da Silva Mate, do Comandante Júlio Francisco Namaso e da chefe da Acção social Guida Margarida Sola.
Primeira fonte
“Nós os prisioneiros reivindicamos o nosso direito a alimentação porque a direcção neste momento cancelou os nossos direitos a alimentação e dos familiares para dentro da cadeia. As condições internas não são favoráveis e desde de manha ate a esta hora que são 21 horas ainda não comemos e isto começou ontem quinta-feira, são acima de mil e tal pessoas que ate aqui ainda não comeram e ate agora ainda não há nenhum sinal.
A direcção só disse que a lei diz que vocês não tem direito a alimentação dos familiares, vocês estão sujeitos a alimentar se daquilo que aqui existe. Mas as condições não são apropriadas, farinha massa, há esta situação.
Epa, por aqui há muita situação, muita situação mesmo. Primeiro há muitos casos de corrupção, cobranças ilícitas, tortura psicológica. A corrupção ‘e feita por algumas brigadas internas da polícia para facilitar algumas saídas e não só. Ainda este ano vieram cá reclusos de Gaza ate este preciso momento em que me refiro 15 já morreram, perderam a vida devido a ma alimentação isto para não falar dos que vieram da Província de Tete”.
Referir que os reclusos que pereceram naquela instituição prisional fazem parte dos 51 que no ano transacto, no mês de Dezembro foram transferidos da cadeia Civil da província de Gaza para Cabeça de Velho na província de Manica-Chimoio e todavia três desse universo encontram se isolados sob observação contínua e não se alimentam condignamente.
Segunda fonte anónima
As confusões já começaram e os chefes da cadeia não estão a falar nada, este é o barulho que estas a ouvir é dos reclusos que já partiram as portas. Não comeram nada. Hoje é o terceiro dia, a refeição da cadeia e péssima e eles não deixam entra nada e estamos com fome. A direcção da cadeia diz que a comida não pode entrar e a cadeia não tem condições. São essas três pessoas que não aceitam para a comida entrar na cadeia.
Assim fizeram uma lista dos problemas e levaram mas não fizeram nada, há pessoa que tem pena maior e esta comida daqui, foram levar farelo para dar pessoas, aqui na cadeia não tem nada. Morreram quase 15 pessoas que vieram de Gaza, não estão a aguentar com as refeições. Estão a partir as portas, a polícia de intervenção rápida ainda esta lá fora.
Enquanto a (Fir) permanecia do lado de fora nos seus carros de assalto a nossa reportagem ouvia os gritos de revolta proveniente s de dentro do presídio por parte dos reclusos que iam rebentando com os portões das celas, dos pavilhões por um prato de comida de direito que a administração lhes recusava dar. ‘Estou pedir pão patrão” e em vez de pão, balas.
Terceira fonte
“ Esses gajos já começaram a invadir as portas. Estamos a espera da resposta porque de anteontem, ontem não come nada, então esperam o director e o director não veio, só mandaram Intervenção Rápida mas ate este momento ainda não temos resposta.
São 7 carros da intervenção rápida que estão a cercar os muro da cadeia. Ainda não dispararam nada porque os presos só agora é que estão a começar a abrir as portas, a invadir as portas.
Somos mil e tal presos. Um minuto, um minuto! Somos 1600 e tal presos. Eles a policia da (Fir) ainda não fizeram confusão mas aqueles que ontem estavam a trabalhar ainda não renderam porque mantém se com aqueles outros aqui mesmo e, ate esta manha não veio ninguém da direcção da cadeia. Nós estamos com fome. A direcção nunca entrou. Eles estavam a levar a cadeia a pensar que a cadeia é deles. Estamos a tentar com a família. O artigo 25/26/ 86 diz que um recluso tem direito a refeição mas a cadeia não tem condições.
Sardinha e água mineral, Nido são direitas a alimentação ovo, etc. Tudo é de ajuda familiar. Chegou o chefe de informação Falume na cela de Armando Machava chutou abaixo a comida dizendo que o recluso não deve se alimentar bem, o arguido é um boi, uma charrua do estado…
Quando um recluso esta doente e tem que ser transferido para o hospital os policias querem 1500 meticais. Já não sabemos se aqui estamos a cumprir a pena ou a fazer dinheiro. Tudo tem a ver com o Director, comandante… da cadeia que esta a usar droga e não caneta. Não estamos a entender.
Agora a polícia já entrou dentro da cadeia, esta a disparar balas de verdade, um dos presos foi atingido na barriga, estão a disparar gás lacrimogéneo.
Mais tarde e segundo uma fonte policial nove reclusos após terem sido espancados, algemados foram transferidos para a primeira esquadra da polícia no município de Chimoio onde deste sábado ate domingo permaneceram algemados, sem alimentação, cobertores. Continuam a presos em condições desumanas nomeadamente Armando Machava, Lourenço Lumbela Daniel Bruce, Danny Simango, Samuel Ricardo Timóteo Domingo, Manhama José, Pesai João e Januário Tivane.
A nossa reportagem soube também na manha de domingo que o director nacional das cadeias Alberto Mussanhane era esperado naquela cadeia e que os prisioneiros e que os prisioneiros que permaneciam na primeira esquadra faziam parte de um plano orquestrado pelo director daquela cadeia para que não falassem expondo os problemas que se vivem dia a dia na Cabeça de Velho.
Em contacto com um dos elementos do órgão directivo da cadeia cabeça de Velho isto após a primeira tentativa em que o elemento do outro lado da linha quando chamado pelo nome de Mate e a posterior ter se apercebido que estava a falar a imprensa, disse que não era o director mas sim comandante Mabasse que ao tentar escapulir disse mais
‘ Olha aqui não é o Mate que esta ao telefone. Aqui é o Mabasso o Comandante da guarda. Eu neste momento estou de férias desde o dia 5, então quando eu saio era antes dessa situação que esta a acontecer agora lá e neste momento estou de regresso a Chimoio para poder ver de perto esta situação.
Não há nada de falta de alimentação na cadeia de Chimoio Cabeça de Velho. Mas porque esses tumultos todos? Num momento oportuno poderei dar informação. Agora não tenho bases, interrompi as férias para volta a Chimoio”.
Três minutos mais tarde o comandante já tinha o seu celular adormecido, desligado. Um dos reclusos detidos na primeira esquadra constatou que na manha de domingo a sua esposa que tentava deixar comida naquele posto policial, fora corrida a ponta pés pela polícia. O recluso questionava para onde vamos? Por causa das algemas estou com o pulso dilacerado.
Esta segunda feira a nossa reportagem soube que um mês atrás, semana depois da visita do procurador-geral da republica a aquela penitenciaria, um recluso morreu no campo de produção vulgo “PAM’ de Manica no distrito de Katandica na localidade de Kagore onde há machambas com uso do recluso para o ‘xibalalo’.Os guardas espancaram o recluso ate a morte. É sabido que o finado fora transferido de Machaze e reencaminhado para aquele campo. Na altura a policia defendeu se alegando que o antigo recluso padecia de gastrite.
O outro guarda de nome Gordon violou sexualmente uma reclusa de nome Precious de nacionalidade Zimbabweana que se encontra presa na cadeia de Chimoio e que o director da cadeia Mathe tem bois incontáveis na localidade de Macate protegidos por armas do estado e um sobrinho que ‘e o guarda Cossa que faz o uso de uma carrinha 3000 cabine dupla para esvaziar o economato da cadeia para a sua mercearia no mercado 7 de Abril arredores da cidade de Chimoio.
17 reclusos cozinheiros que se diz serem funcionários pagos pelo estado não constitui a verdade, porque não são pagos. A chefe da acção social que amante do director e subsequentemente adjunta, não tem voz, acomodando se nas suas três carrinhas de marca Toyota Coaster, uma Surf e um Honda CRVsomente para passeios.
Várias tentativas foram encetadas no sentido colher mais dados do director da cadeia “Cabeça de Velho Francisco da Silva Mathe em Chimoio, mas todas redundaram num fracasso que nem se dignou a responder as mensagens. A governadora de Manica este no presídio no sábado de manha e deu dois dias ao Director Mathe para repor a situação, director este que esta a pagar mensalmente a casa que alugou na Cidade de Chimoio atrás do Shoprite 4 mil dólares e tem uma carrinha Landcruiser com motor roubado trago pelos seus larápios.

Sem comentários:

Enviar um comentário